Giovanni di Pietro di Bernardoni (Francisco de Assis), nasceu em Assis na Itália, no dia 5 de julho de 1182. Era filho de Pica Bourlemont e Pedro Bernardone Maricone, rico e conceituado comerciante de tecidos de Assis.

São Francisco de Assis, depois de uma juventude Inquieta e mundana, voltou-se para uma vida religiosa de completa pobreza, fundando a ordem mendicante dos Frades Menores, mais conhecidos como Franciscanos, que renovaram o Catolicismo de seu tempo.

Em Francisco de Assis, a misericórdia tem um alcance extraordinário. Refere-se, sobretudo, ao amor-compaixão que abarca o ser humano e todas as criaturas. É a expressão singular daquela ternura que supera os muros e as fronteiras do mundo egocêntrico. É algo que afeta e atinge o outro na sua totalidade. Procura o outro, independentemente de suas situações e condições sociais, econômicas, políticas, culturais e religiosas. Francisco decidiu abrir mão de todos os privilégios, por força do amor maior que é Jesus Cristo.

Francisco, foi conduzido por Deus a fazer uma experiência radical da misericórdia. Superou as barreiras do medo e do preconceito. Aproximou-se do irmão, relacionando-se com ele, frente a frente. Esse encontro significou acolhimento da realidade humana, nua e crua. A misericórdia é um jeito de andar na contramão das relações formais e preestabelecidas.

A misericórdia de Francisco levou-o a perceber que o leproso é maior que sua lepra; que o homem é maior que seus limites e que o irmão e a irmã são maiores que seus pecados.

Sendo um dos santos mais conhecidos do catolicismo, Francisco de Assis morreu com 44 ou 45 anos (não sabemos ao certo), na data de 03 de outubro de 1226 e foi sepultado na data de 04 de outubro. È considerado o patrono da ecologia e dos animais. Segundo São Francisco, o evangelho deveria ser seguido à risca, com todo rigor, imitando a vida de Jesus.

São Francisco deixou um legado com diversos ensinamentos para os cristãos e para toda a humanidade. É possível aplicar seus princípios diariamente, em diferentes situações. Fé, amor, humildade e compaixão são alguns dos valores pregados por São Francisco De Assis.